quinta-feira, 22 de outubro de 2020

Parque do Cantão

Onde fica? O Parque Estadual do Cantão está no Tocantins, às margens dos rios Araguaia e Coco, na zona de transição (ecótono) entre o Pantanal, o Cerrado e Floresta Amazônica. O ponto de partida é Caseara, uma cidade que fica a cerca de 260 km de Palmas. A partir de lá, o trajeto é feito exclusivamente por embarcações – voadeiras, canoas indígenas ou caiaques – e, então, começa o passeio navegável pelos igapós. Nesse momento, o visitante já tem a oportunidade de contemplar a beleza do cenário, escutar o sons das matas e observar uma infinidade de pássaros! Quando ir? Há duas épocas bem marcantes no Cantão: a de cheia e a de seca. Na cheia, que vai de outubro a abril, a principal atividade é o passeio de barco rio adentro da Floresta Amazônica, excelente para quem quer observar as diversas espécies de pássaros que vivem na região. Já durante o período de seca, de maio a setembro, os rios enxugam, e as grandes atrações passam a ser as praias do rio Araguaia. Caminhadas nas trilhas e observação de animais também são uma ótima pedida para passeio.
Roteiros de viagem para o Parque do Cantão Pronto para explorar uma região que mistura três dos principais biomas brasileiros? No Parque Estadual do Cantão e na região da Ilha do Bananal, você tem a transição do Cerrado, Amazônia e Pantanal dividindo o mesmo espaço. Justamente por ser uma área de transição, a biodiversidade é riquíssima, ainda mais com a ajuda do Rio Araguaia, que carrega todo tipo de material biológico às margens florestadas. Aliás, áreas estas que vão de praias e ilhas desertas a mais de 800 lagos remodelados anualmente pelas águas. Isso porque o Cantão pode ser explorado tanto na época de cheia, quando as águas encobrem parte da vegetação e navegamos pela copa das árvores, como na de seca, quando diversas trilhas se abrem para exploração de um ecossistema em constante mudança. “Bem vindo ao Coração do Brasil”. Pensando na mala… Para aproveitar bem as trilhas e os passeios de barco, priorize roupas leves e facilmente respiráveis. E, claro, não se esqueça de usar muito protetor solar!

quarta-feira, 4 de março de 2020

Pra quem ama tecnologia, veja 5 destinos tecnológicos



O Vale do Silício é o berço das principais empresas de tecnologia do mundo.

Para cada tipo de interesse que alguém tenha, também existe um roteiro de viagem que atendam a isso, seja para os amantes de gastronomias, vinhos, músicas e tantos outros, incluindo tecnologia.

Top 5: destinos tecnológicos


Se você é um geek que não resiste aos mais recentes lançamentos tecnológicos, confira algumas das cidades que são referência no assunto e prometem reservar diversas atrações que irão te encantar:

Vale do Silício (Califórnia – EUA)

Provavelmente, esse foi o primeiro lugar que veio à sua mente e não é sem razão. Esse é o polo mundial tecnológico e berço das mais poderosas empresas que interferem em nosso dia a dia. Podemos dizer que o Vale do Silício mudou por completo a forma como vivemos e nos relacionamos atualmente. Afinal de contas, é lá que nasceram a Apple, Google, Facebook e tantas outras. Se for por lá, não deixe de visitar a sede de algumas dessas empresas, além da Universidade de Stanford.

Seul (Coréia do Sul)

Uma cidade moderna e que respira tecnologia. Sabia que lá tem a melhor conexão de internet do mundo? Em Seul, nada de sofrer para achar uma rede de wi-fi para atualizar o Instagram ou conferir as novidades do Facebook: em todo o país é fácil conseguir uma rede aberta e de alta velocidade.

Dublin (Irlanda)

Se você tem vontade de trabalhar com tecnologia, a Irlanda merece entrar na sua lista de lugares para se especializar no assunto. Isso porque o governo do país criou o programa Tech Life Ireland, que tem como objetivo atrair profissionais qualificados na área de tecnologia para trabalhar por lá. Não é à toa que grandes empresas do setor já têm sede no país. Já imaginou você trabalhando no Airbnb, Linkedin ou Twitter?

Munique (Alemanha)

Munique é um daqueles locais em que a tradição e a modernidade andam lado a lado. Por lá está o maior museu dedicado à tecnologia no mundo, o Deutsches Museum. E não só isso. É uma cidade onde tudo funciona: transporte público eficiente e moderno e aeroportos que estão entre os melhores do mundo.

Quais desses destinos voltados à tecnologia estão no seu roteiro dos sonhos?

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2020

Dicas de como viajar com o animal de estimação


Quem tem um bichinho de estimação sabe que o planejamento para uma viagem pode ser complicado, já que deixá-lo sozinho por muito tempo não é de modo algum uma opção. Embora existam alguns locais que cuidam dos pets por um tempo, optar por levar seu animal para uma viagem pode ser uma experiência incrível para ambos. A Dra. Livia Romeiro do Vet Quality Centro Veterinário 24h, selecionou algumas dicas básicas do que fazer para tornar essa viagem tranquila para o pet.

Hotel pet frindly em Buenos Aires, Argentina | Foto: Lucía Villanes

Itens básicos para a bagagem do seu animal 


  • Coleira e guia;
  • Ração em quantidade adequada para período da viagem;
  • Potes para água e comida;
  • Shampoo de costume e toalha;
  • Cama, brinquedos;
  • Medicamentos de uso contínuo e para emergências
  • Prevenção de doenças
  • O animal deve estar com vacinação e vermifugação atualizadas
  • Viagens para litoral exigem prevenção contra Dirofilariose ou verme do coração.
  • Viagens para localidade rural exigem prevenção contra pulgas e carrapatos, além de cuidados com berne e picadas de insetos que podem ocasionar reações alérgicas.
  • Vale sempre consultar Médico Veterinário para maiores informações 

Transportes


A escolha do meio de transporte mais adequado vai depender da distância até o destino final. Viagens longas de carro causam maior estresse ao animal, dê preferência pelo transporte aéreo. Antes da viagem, seja ela de carro ou avião, evite alimentar o animal para evitar enjoo.

CARRO
  • O animal deve ser transportado no banco traseiro utilizando cinto de segurança especial para cães ou caixa de transporte adequada (cães e gatos).
  • O ambiente dentro do automóvel deve estar fresco, o excesso de calor pode causar danos irreversíveis à saúde do animal.
  • Em caso de viagens longas, parar a cada 2 horas para oferecer água e passear com o animal. 

AVIÃO
  • Atentar-se as regras de cada companhia aérea quanto ao tipo e tamanho de caixa de transporte necessário, necessidade de sedação do animal, reserva da viagem, documentação necessária para embarque do animal, e lembrar que o número de animais por voo é limitado.
  • Algumas companhias permitem a viagem do animal na cabine junto com seu dono ao invés de ir no bagageiro, informe-se com a companhia aérea. 

Documentação necessária para o pet 


Viagens Nacionais

  • Certificado de vacinação antirrábica para animais com mais de 4 meses de idade contendo o nome do laboratório produtor da vacina, lote e validade da vacina. A vacina deve ser aplicada há mais de 30 dias e menos de 1 ano da data da viagem.
  • Atestado de saúde emitido por um médico veterinário, com informações sobre as condições de saúde e se o animal está apto para viajar. O atestado possui validade de 10 dias a partir data de emissão. 

Viagens Internacionais
  • Certificado Zoosanitário Internacional (CZI) emitido pelo Ministério da Agricultura, gratuitamente, nos aeroportos internacionais. Agendar com antecedência uma consulta para realização dos procedimentos necessários para emissão do documento. O prazo para emissão do mesmo pode passar de 30 dias úteis.
  • Atestado de saúde emitido por um médico veterinário, com informações sobre as condições de saúde e se o animal está apto para viajar. O atestado possui validade de 10 dias a partir data de emissão.
  • Carteira de vacinação atualizada.- Documento de comprovação da aplicação do microchip, contendo o número, data da aplicação e localização, devidamente firmada pelo técnico responsável.
  • Alguns países exigem exames e documentos específicos, além de realizarem quarentena na chegada do animal. É importante se informar antes de agendar a viagem.

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2020

Mergulhos em recifes de corais, confira os melhores lugares



Os recifes são o objetivo dos mergulhadores. Estas formações incríveis – um emaranhado de saliências e algas abundantes – abrigam todos os tipos de espécies marinhas, de raias-manta a pargos. Fizemos uma lista dos principais destinos do mundo para explorar o melhor que os oceanos têm a oferecer.

Maragogi, Brasil

Cristalinas, rasas e tomadas pela vida marítima, as galés são ideais para os praticantes de snorkel
Maragogi é famosa por suas faixas de recifes de corais – conhecidas como galés – que formam pequenas piscinas azul-turquesa quando a maré fica baixa. Cristalinas, rasas e tomadas pela vida marítima, as galés são ideais para praticantes de snorkel e para os mergulhadores iniciantes. Embarque em um catamarã e seja levado para o mar aberto, onde poderá usar pés de pato e nadar com os peixes de Maragogi. À noite, uma acomodação em frente à praia com jardins e árvores frutíferas completa o lindo cenário. É só entrar na Pousada Barra Velha.

Cairns, Austrália

Acorde quando o sol nascer e mergulhe com tartarugas antes das 9h
A Grande Barreira de Corais é a maior dos recifes. Para chegar aos pontos mais distantes – e gratificantes – pegue um barco-casa para passar algumas noites no mar. Além de conseguir chegar a lugares como o lendário Cod Hole, você poderá acordar com o sol nascendo, tomar o café da manhã no convés e mergulhar com tartarugas antes das 9h. Quando voltar para a terra firme, uma hospedagem com os simpáticos anfitriões do Lilybank Bed & Breakfast ajudará você a descansar e se recuperar.

Cozumel, México

Um mergulhador nada em direção a um cardume de barracudas blackfin
Praias de areia branca, águas incrivelmente transparentes, vida marítima abundante – Cozumel é o mais próximo de uma ilha paradisíaca que você consegue imaginar. O ponto alto para mergulho em Cozumel é o Recife Barracuda. Este local só para mergulhadores experientes é conhecido pelas fortes correntes e vida marítima impressionante, incluindo raias, tubarões-martelo e seu morador mais famoso, o barracuda. Quando o assunto é acomodação, é difícil encontrar um lugar melhor do que o Presidente InterContinental Cozumel Resort & Spa, com sua praia particular, spa e loja de mergulho própria.

Eilat, Israel

Peixes-leão vermelhos são comuns no Mar Vermelho
O Mar Vermelho é sinônimo de mergulho. Mas, apesar de a maioria dos mergulhadores se reunir na costa egípcia, há muitas experiências espetaculares de mergulho a serem vividas no lado israelense.
Eilat está no topo da lista, principalmente pelo mergulho em recifes de corais. Vá aos Jardins Japoneses para aproveitar um quilômetro de corais coloridos, onde vivem moreias, ostras gigantes e lesmas-do-mar. Depois de um dia dentro da água, a tranquilidade, a piscina e a loja de artigos para mergulho do Guest House Custo Dive Resort’s vão recarregar suas baterias para novas aventuras.

Sharm El Sheikh, Egito

Esta faixa da costa egípcia é tomada por corais
Quando o assunto é o número de locais para mergulho em recifes de corais, o Sharm El Sheikh faz bonito. Da Ilha de Tiran até os Jardins, esta faixa da costa egípcia é tomada por corais – o que significa muitos peixes. Unindo a isso as águas quentes e cristalinas de Sharm El Sheikh, alcançamos praticamente a perfeição dos mergulhos em recifes. Para encontrar um local conveniente para ficar, é só procurar o Sunrise Arabian Beach Resort, com muitos quartos com vista para a própria Ilha de Tiran.

San Andres, Colômbia

Conhecida como um dos principais pontos de mergulho no mundo
Localizada a cerca de 840 quilômetros da costa da Colômbia, esta ilha caribenha é conhecida, de modo muito justo, como um dos principais pontos de mergulho no mundo. Cercada por recifes, é famosa em círculos de mergulhadores por sua incrível visibilidade e pela vida selvagem diversa, incluindo anêmonas incríveis, lesmas-do-mar e tubarões. Neste litoral tranquilo, há sempre moradores locais sorridentes – e no Mahalo House, é possível conhecer alguns dos mais simpáticos.

Ko Tao, Tailândia

Dois peixes-palhaço se escondem em uma anêmona
Capital do mergulho do Sudeste Asiático, Ko Tao é uma ilha tomada pela febre do mergulho o ano todo. Com águas quentes, recifes abundantes e rasos e uma infinidade de escolas de mergulho, é fácil perceber por que é o lugar ideal na região para se aprender a mergulhar. O paraíso não seria o paraíso sem uma cabana de madeira na qual dormir, e as cabanas do Sensi Paradise Beach Resort têm até piscinas!

Hurghada, Egito

Quem adora golfinhos precisa visitar o El Fanus, o refúgio favorito dos golfinhos nariz-de-garrafa
Quem adora golfinhos precisa visitar o El Fanus, o refúgio favorito dos golfinhos nariz-de-garrafa
Sharm El Sheikh pode monopolizar as matérias sobre o Mar Vermelho, mas Hurghada não deixa a desejar quando o assunto é mergulho em recifes de corais perfeitos. A cidade pegou a primeira onda do turismo no Mar Vermelho, por isso seus pontos de mergulho mais tranquilos e de águas mais transparentes ficam mais para dentro do mar. Quem gosta de golfinhos precisa visitar o El Fanus, um dos refúgios preferidos dos golfinhos nariz-de-garrafa. Hurghada é um lugar repleto de resorts, e com lindos ambientes e numa localização incrível, de frente para a praia, o Baron Palace Sahl Hasheesh é um dos melhores."

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2020

Ilhéus, Bahia

lhéus apresenta um legado cultural, construções coloniais e quilômetros de praias paradisíacas. E de repente Ilhéus! Quantas seduções se encerram nessa terra onipotente por natureza, que mais parece ser fruto da contemplação divina. A cidade com o trecho mais extenso do litoral baiano é o eterno cenário de “Gabriela, Cravo e Canela”, o famoso romance de Jorge Amado.

Pontos Turísticos em Ilhéus

  • FUNDAÇÃO CASA DE JORGE AMADO | JORGE AMADO
    Ponto de referência na geografia cultural de Salvador, o palacete neoclássico que foi residência de Jorge Amado, abriga um museu com seus livros e objetos pessoais, buscando preservar, pesquisar e divulgar os acervos bibliográficos e artísticos do escritor.
    ENDEREÇO: Largo do Pelourinho | Telefone: (71) 3321-0070 |
    Mais informações em www.jorgeamado.org.br.

    FAZENDA YRERÊ
    A visita a Yrerê é um mergulho na história do cacau, uma viagem às origens do Brasil e um desfrute das belezas e culinária do sul da Bahia. Os tours, realizados mediante agendamento prévio, garantem a cada visitante conferir de perto a plantação, a colheita, a estocagem e até a venda do produto.
    ENDEREÇO: Rodovia Jorge Amado (Ilhéus-Itabuna) km 11 | Telefone: (73) 3656-5054 |
    Mais informações em www.fazendayrere.blogspot.com.

    ECOPARQUE UMA
    Vitrine da Mata Atlântica do Sul da Bahia, uma das florestas mais ricas e ameaçadas do planeta, o parque influencia o desenvolvimento do turismo de natureza na região.
    ENDEREÇO: Rodovia Ilhéus-Canavieiras km 44,5 | Telefone: (73) 3234-3250 |
    Mais informações em www.ecoparque.org.br.

    CASA DOS ARTISTAS
    O espaço tem como finalidade desenvolver a arte e oferecer oportunidades aos artistas da região. Possui um calendário repleto de espetáculos e está aberta a visitação. Quando construída, servia de morada ao coronel Domingos Adami de Sá, antigo prefeito do município.
    ENDEREÇO: Rua Jorge Amado, 39 | Centro | Telefone: (73) 3634-5818 |
    Mais informações em www.casadosartistasilheus.blogspot.com.br.

    TEATRO MUNICIPAL CINE-TEATRO ILHÉUS
    Inaugurado em 1932, o Cine Theatro Ilhéus, foi palco de apresentações de artistas famosos do Brasil e do mundo. Abandonado, após um incêndio no início dos anos 70, recebeu restauração na década seguinte. Hoje, é considerado um dos melhores teatros do Norte e Nordeste.
    ENDEREÇO: Localizado no limite entre o quarteirão Jorge Amado e a Praça Luiz Viana | Telefone: (73) 3231-7264.

    IGREJA DA PIEDADE
    Inspirada na arquitetura neogótica a igreja já abrigou um convento de freira e uma escola pública. Atualmente, ganha destaque pelas belas imagens em seu interior e pelos lindos vitrais, que retratam as ''Sete Dores de Maria''.
    ENDEREÇO: Rua Madre Thaís, 197 | Alto da Piedade | Telefone: (73) 3221-8613 |
    Mais informações em www.piedade.org.br.

    PRAIAS DO NORTE
    Destaque para as praias do Marciano, São Miguel e a do Norte, todas indicadas aos praticantes do surf e marcadas pela tranquilidade e contato íntimo com a natureza.

    PRAIAS DO SUL
    Excelente infraestrutura , badalação, barracas e quiosques, além da presença constante de surfistas e águas verdes garantem os atrativos da região.

    PRAIAS URBANAS
    Destaque para a Praia do Cristo, bastante visitada por sua beleza e também pela imagem do Cristo Redentor, inspirada na tão conhecida obra carioca de mesmo nome.

Onde Comer em Ilhéus

  • BAR VESÚVIO
    O Bar Vesúvio, que ficou conhecido por ter sido a casa de Gabriela e Nacib, existe e é uma parada obrigatória para quem vai ao centro histórico, pois além da atmosfera literária, o bar tem um quibe muito famoso, que dizem ter sabor de Gabriela, basta provar para descobrir. Lá o visitante também pode sentar-se ao lado de Jorge Amado (estátua), tirar umas fotos e até tomar um cafezinho admirando a Catedral de São Sebastião. ENDEREÇO: Praça Dom Eduardo, 190.
    ENDEREÇO: Praça Dom Eduardo, 190 | Centro | Telefone: (73) 3634-2164 |
    Mais informações em www.barvesuvio.com.

    BATACLAN
    O famoso cabaré/cassino de Ilhéus, mantêm-se erguido no mesmo palacete de 1864, mencionado no romance “Gabriela, Cravo e Canela”, de Jorge Amado. Com a proibição de bordeis e jogatinas, a casa ficou fechada por anos, mas foi reinaugurado em 2004, reunindo centro cultural, café e restaurante. Abriga exposições, oficinas, mostras de cinema e música ao vivo.
    ENDEREÇO: Avenida 2 de julho, 77 | Centro | Telefone: (73) 3634-0088 |
    Mais informações em www.bataclan.com.br.

    CABANA ARMAÇÃO
    O ambiente aberto no formato de cabana é muito agradável e mantém o clima rústico de praia. Ideal para apreciar a vista do mar enquanto se saboreia pratos bastante saborosos, ou se toma um chope gelado ou uma caipirinha. No cardápio há diversas opções que incluem os frutos do mar.
    ENDEREÇO: Rodovia Ilhéus/Olivença, Km 4,5 | Praia do Sul (Praia dos Milionários) |
    Mais informações em www.cabanarmacao.com.br.

    CABANA GABRIELA
    Uma das cabanas mais famosas de Ilhéus, de nome inspirado na mais famosa personagem de Jorge Amado, serve deliciosos frutos do mar ao som de muita MPB.
    ENDEREÇO: Rodovia Ilhéus | Olivença |São Francisco | Telefone: (73) 3632-1836.

    MAROSTICA
    Um restaurante onde você encontra os sabores da Itália. Os pratos tipicamente italianos são servidos em um ambiente bastante agradável. Ideal para levar a família.
    ENDEREÇO: Avenida 2 de Julho, 966 |
    Mais informações em www.marostica.com.br.

Onde Compar em Ilhéus

FÁBRICA DE CHOCOLATES CASEIROS ILHÉUS
Aqui as delícias são encontradas em variadas formas e sabores. De barras a bombons, sem esquecer as suaves trufas, os recheios vão dos tradicionais avelã, castanha e cereja aos exóticos, açaí, cupuaçu e até pimenta. Já os licores ganham toques de menta e de cravo e canela.
ENDEREÇO: Rodovia Ilhéus Uruçuca | Iguape | Telefone: (73) 3639-5300 |
Mais informações em www.chocolatecaseiro.com.br.

MERCADO DE ARTESANATO DE ILHÉUS
No local funcionam mais de 70 lojas, com destaque para as camisetas pintadas a mão, as tapeçarias, as bijuterias, as comidas típicas e as peças em crochê.
ENDEREÇO: Rua Eustáquio Bastos 308 | Praça Cairu.

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2020

Dicas de turismo em Marrakech




Popularmente chamada como “Pérola do Sul”, a cidade é a terceira maior do país e já foi eleita o melhor destino turístico da África durante dois anos consecutivos, no World Travel Awards

A vibrante cidade de Marrakech é o destino mais turístico de Marrocos e apesar de receber milhares de turistas anualmente vindos de toda parte do mundo, a imensa metrópole ainda preserva sua essência exótica e marcante. Características únicas que foram deixadas de herança pelos diversos povos que viveram nessa região do país como os berberes, mouros, espanhóis e franceses.

Conhecida como “Cidade Vermelha” pelas cores de suas imponentes construções e muralhas, a encantadora Marrakech possui monumentos importantes que retratam o apogeu da cidade no passado. A grande maioria dessas atrações podem ser visitadas na Medina ou no chamado Centro Antigo, incluída na lista de Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO.

Marrakech é uma das metrópoles denominadas como cidades imperiais – designação dada aos municípios que já foram capitais das antigas dinastias que reinaram no Norte da África, e hoje é o grande centro de economia, cultura e religião do país.

A Praça Jemaa el-Fnaa é o coração da Medina e o principal cartão postal de Marrakech, um ótimo local para iniciar um tour pela cidade. É ao redor dela que estão algumas das principais atrações da cidade como a Mesquita Koutoubia, diversas opções de restaurantes e os famosos souks, uma espécie de mercado de rua onde você pode encontrar todas as especiarias, artesanatos e produtos típicos da cultura árabe.

A parte mais moderna da cidade pode ser conferida no bairro Guéliz, carinhosamente chamado de “Ville Moderne”. O bairro reúne prédios modernos e uma grande variedade de lojas de grifes, restaurantes renomados e grandes redes de hotéis. Uma zona super cosmopolita de Marrakech que pode ser comparada aos grande centros urbanos de qualquer capital europeia. Não deixe de caminhar na Avenida Mohammed V e na Rue de la Liberté, onde estão concentradas ótimas lojas e algumas galerias de arte.

A cozinha marroquina é outra atração à parte. Sabores marcantes revelam uma culinária autêntica e diversificada totalmente elaborada com especiarias e produtos típicos da região. Um dos pratos típicos associados ao povo marroquino são os cuscuz, a harira, uma sopa tradicional que geralmente é servida de entrada e a tajine, composta por carne de borrego, vaca ou peixe que são cozinhada em um recipiente de barro e acompanhada com legumes, amêndoas e ameixas, e envolvido em canela ou açafrão.

Ao contrário do que muitos turistas que visitam o país acreditam, a língua não é uma barreira para visitar o destino. Por ser mundialmente conhecida e receber muitos estrangeiros, a maioria dos comerciantes de Marrakech falam mais de duas línguas além do árabe e berbere, que são considerados os idiomas oficiais do país.

O que visitar em Marrakech



Foto: Ggulik / Pixabay

Praça Jamma El-Fnaa

SItuada dentro da medina da cidade, a Praça Jamma El-Fnna reúne toda a exoticidade do país em só local. Encantadores de serpente, curandeiros, artesãos, macacos, artistas de rua, contadores de história, ambulantes, restaurantes móveis e tendas com produtos típicos, dividem o mesmo espaço, chamando a atenção de todos os visitantes que passam pela cidade.

A praça é simplesmente o Coração da Cidade, e um ótimo local para começar um tour e conhecer outras atrações imperdíveis de Marrakech, como o souk e Medersa Ben Youssef

Medersa Ben Youssef

Ponto imperdível para observar a fascinante arquitetura marroquina, a antiga construção fundada por Abu el Hassan, teve sua construção finalizada em 1565 e serviu como escola islâmica até 1960. A Medersa Ben Youssef possuí um belíssimo pátio decorada por ladrilhos que formam incríveis mosaicos, deixando a construção incrivelmente detalhada, ainda mais bela. Quem visita a escola também pode algumas da 140 celas que serviam como dormitórios para os estudantes.

Mesquita da Koutoubia


O gigantesco minarete em tons pastéis e 69 m de altura da Mesquita Koutoubia, pode ser visualizado de diversos pontos da cidade. O mais importante templo de Marrakech, terminou de ser construída em 1158, e está localizada bem em frente a Praça Jamma El-Fnaa.

A construção moura é tão bela, que serviu como inspiração, para outras construções famosas como a a de Servilla, conhecida como Giralda e a Mesquita Hassan, em Rabat. A atração pode ser conferida apenas do lado externo, apenas os praticantes da religião islâmicas podem acessar a parte interna da mesquita.

Palácio Bahia

Construído no final do século XIX, o majestoso Palácio de Bahia, reúne um conjunto incrível de belas construções interligadas por lindos pátios e jardins. A atração está localizada dentro da medina de Marrakech e durante mais de uma década, foi o grande sonho do sultão Abdelaziz Si Moussa, de construir o palácio mais impressionante de todos os tempos.

O palácio tem 8 hectares com construções que exibem exemplos da arquitetura islâmica e marroquina em todos os seus 150 quartos.

Jardins Majorelle
O jardim está entre os mais belos do mundo, e reúne diversas espécies de plantas raras e exóticas. O espaço foi fundado pelo pintor francês Jaques Majorelle, e serviu de residência de residência para Yves Saint-Laurent e seu companheiro Pierre Bergé.

Museu de Marrakech

Localizado no antigo palácio onde morou Mehdi Mnechi, o Museu de Marrakech expõe armas, peças de vestuário , bijuteria berbere, cerâmicas, tapetes e outros objetos tradicionais de Marrocos.

Souks

Os souks são verdadeiros labirintos que reúne os melhores artesanatos do país. Ande sem medo pelas ruelas dedicadas ao comércio local e observe o dia-a-dia dos marroquinos e o belo trabalho feito pelos artesãos do país.

Esse é o melhor lugar para fazer compras na cidade, e a regra é simples: pechinchar ao máximo! A arte de pechinchar é quase outra atração nos souks, conversando bastante com os vendedores é possível reduzir o valor de algum objeto até 1/3 do preço oferecido.

Outras atrações para visitar em Marrakech
  • Boucharouite Museum
  • Maison de la Photographie
  • Musee de Mouassine
  • Túmulos Saadianos
  • Museu das Artes Marroquinas Dar Si Said
  • Parque Nacional de Toubkal
  • Jardins da Menara
  • Rahba Kedima Square
  • Marrakech Train Station
  • Hammams e banhos turcos

Como chegar em Marrakech



Foto: Juan Antonio Segal / Flickr

A empresa Royal Air Maroc possui voos regulares que saem de São Paulo e Rio de Janeiro com escala em Casablanca. Outra possibildiade é viajar para algum país europeu e de lá seguir em direçao a Marrakech.

Também existe a possibilidade de chegar de carro vindo da Espanha. As travessias são feitas em Ferry Boat e os meios mais comuns são Algeciras-Ceuta e Tarifa-Tanger. Há várias companhias de ferrys rápidos com trajetos que duram entre 45 minutos a 1h30. Os horários e reserva de bilhetes estão disponíveis através dos seus websites: FRS, Acciona Transmeditarranea e Balearia.

Melhor época para visitar Marrakech



Foto: sachbearbeitung / Pixabay

A diversidade geográfica do país faz com que cada estação do ano tenha climas bem diversificados. A melhor época para visitar Marrakech é nos meses de primavera e do outono quando as temperaturas são amenas. Os dias são normalmente de céu limpo com um calor moderado.

A temporada mais quente é entre os meses junho e agosto, onde os termometros podem chegar a casa dos 40Cº, tornando difícil a realização de atividades ao ar livre. Na Primavera, de março a meados de junho, a temperatura média varia entre 22ºC e 28ºC. Já entre os meses de novembro e março as temperaturas ficam mais amenas podendo atingir os 12.ºC durante os dia e caindo drasticamente

sexta-feira, 31 de janeiro de 2020

Destinos nacionais para aproveitar o Carnaval 2020



O carnaval é um dos feriados mais aguardados. São dias e dias de festas, descontração e alto astral com familiares e amigos para iniciar o ano com energias positivas. Os planos começam a ser feitos meses antes para garantir os melhores preços e festas.

Até mesmo quem não curte folia, pode aproveitar os dias para relaxar em casa ou viajar para destinos mais tranquilos, fora do radar dos foliões.

Para curtir os seus planos para o feriado e aproveitar as promoções de passagens áreas e hospedagens, separamos os melhores destinos nacionais para pular o carnaval 2020.

Florianópolis (SC)

As praias da região são muito disputadas por turistas. Para encontrar bons preços para acomodação e passagens, é preciso ficar de olho e reservar tudo com antecedência para conseguir os melhores locais.

Para quem gosta de carnaval de rua, há dezenas de blocos organizados pela cidade. Basta encontrar o que parece mais interessante para o seu gosto. O bloco Batuqueiros do Limão é um dos mais antigos da ilha.

Já para quem deseja conhecer a região e aproveitar as belezas naturais, pode passar os dias nas praias de Floripa. A Praia Mole e a Praia de Joaquina são as mais visitadas da região. Para quem gosta de surfar, a Praia Mole é uma boa opção para cair na água.

A Barra da Lagoa também é um local propício para apreciar a beleza da natureza e encontrar os melhores bares e restaurantes. Já a Praia de Jurerê é onde a maioria dos turistas se hospeda, por isso é conhecida por ser bem badalada. É a melhor opção para quem gosta de agito.

Belo Horizonte (MG)


Para o carnaval 2020, Belo Horizonte apresenta uma programação completa de blocos, festas e desfiles de escolas de samba. É perfeito para casais, amigos e famílias. Até as crianças podem aproveitar a folia sem grandes preocupações. Em 2019, a cidade recebeu 4.3 milhões de foliões para o carnaval de rua.

Para quem deseja conhecer os atrativos locais, a Lagoa da Pampulha é um passeio obrigatório. A Casa do Baile também possui uma beleza externa cativante. A Praça do Papa não é somente para religiosos, mas para quem gosta de um visual de tirar o fôlego. Aqui se encontra a melhor vista de Belo Horizonte.

Todos esses destinos são perfeitos para passear, conhecer um pouco da cultura local, tirar muitas fotos e curtir a natureza.

Fortaleza (CE) 
 
O carnaval de Fortaleza é considerado um dos melhores do Brasil. É também um destino nordestino com o melhor custo-benefício. As opções de hospedagem são múltiplas e acessíveis bem como as promoções para esta época do ano.

Para 2020, as comemorações prometem atrair milhões de pessoas. Há festas para todos os gostos e idades, inclusive crianças. Os pontos de concentração de blocos e shows nacionais e locais são: Praia de Iracema, Avenida Domingos Olímpico, Bar da Mocinha, Praça do Ferreira, entre outros.

Para quem deseja curtir o carnaval em paz, pode aproveitar a Praia do Futuro, passear no Espigão de Iracema ao pôr do sol, conhecer a Praça dos Mártires no centro histórico, e caminhar pelo calçadão da Avenida Beira Mar para estar bem próximo ao mar.

Jalapão (TO)



Esta é uma dica para quem quer fugir dos blocos de rua, mas ainda aproveitar o carnaval 2020 com bastante estilo. O Parque Estadual do Jalapão é um destino que vem se tornando popular entre os brasileiros, mas ainda é pouco explorado.

A maioria das beldades naturais está localizada em locais longínquos que requerem muito tempo de viagem de carro e a pé. Grande parte das estradas são precárias e inacessíveis com veículos comuns. Por isso, algumas pessoas podem achar o destino fora de mão.

Mas para quem adora estar entre magníficas paisagens e longe do tumulto das metrópoles, o Jalapão é o destino certo.

Você precisa ter espírito aventureiro para conhecer as Dunas do Jalapão, formadas pela erosão dos ventos, flutuar nas águas cristalinas dos Fervedouro do Soninho, e caminhar pela Serra do Espírito Santo. A Cachoeira da Formiga também vale uma visita.

Salvador (BA)
 

O carnaval de Salvador atrai mais de dois milhões de turistas todos os anos. Não há melhor lugar para aproveitar o feriado do que na capital do axé, ritmo que por si só transmite uma alegria contagiante.

Com uma área de 25 quilômetros de camarotes, arquibancadas e infraestrutura carnavalesca, Salvador é um dos locais mais procurados nesta época do ano.

São três circuitos principais: Dodô, Osmar e Batatinha. Para participar dos blocos, é preciso comprar um abadá para garantir o seu lugar na folia. A programação da cidade também conta com atrações para os fãs do rock e para as crianças.

Enquanto estiver na cidade, aproveite para visitar as praias da região nos intervalos entre as festas de carnaval. Algumas delas são a Praia do Forte, a Ilha dos Frades, e a Praia Farol da Barra.

Campos do Jordão (SP)


Campos do Jordão possui uma paisagem diferente, o que torna o destino um local interessante para passar o carnaval 2020. Em vez de praias, a cidade está cercada por montanhas. A arquitetura semelhante ao estilo europeu transmite a sensação de estar visitando outro país.

Apenas a 170 KM da capital de São Paulo, a cidade apresenta muitas opções de entretenimento. Para se ter uma ideia da beleza do local, basta parar na Vista Chinesa ou Mirante Belvedere para contemplar a paisagem da cidade de um ponto privilegiado.

A Vila da Capivara, onde está a maior parte das lojas e restaurantes de Campos do Jordão, merece uma visita demorada para admirar a arquitetura local. Depois, é possível seguir para o Morro do Elefante para ter uma visão da região central da cidade.

Para chegar nesta área mais elevada, é possível pegar um teleférico no Parque da Capivara, uma área com 40 mil m². Por lá, outra atração com um bom custo-benefício é o passeio de pedalinho no lago em forma de cisne. Já quem gosta de passeios mais culturais não pode deixar de conhecer o Palácio Boa Vista.

quinta-feira, 23 de janeiro de 2020

Chapada das Mesas, sul do Maranhão



De tempos em tempos aparecem no Brasil novas atrações turísticas naturais. A mais recente delas é a espetacular Chapada das Mesas, um paraíso natural que fica no sul do Maranhão, bem na divisa com o Tocantins. O “boom” turístico local teve início na região há menos de 15 anos, quando a cidade de Carolina despertou a atenção dos visitantes. Em Riachão, o movimento turístico começou há 8 anos, e a cidade ainda é um laboratório de atrativos a serem descobertos.


Carolina: o Paraíso das águas

Considerada a porta de entrada da chapada, Caroli­na fica pouco mais de 800 quilômetros de São Luís e a 220 de Imperatriz. Principal destino de ecoturismo do estado do Maranhão, a área de preservação é só uma parte de um território que guarda uma quantida­de incrível de montanhas, chapadões, rios, cachoeiras, nascentes, corredeiras e grutas. Como o Parque ainda é recente, a maioria de suas atrações fica em áreas par­ticulares. A sinalização ainda é precária e são poucas atrações que oferecem boa infraestrutura aos visitan­tes. Entre os lugares mais visitados estão as cachoeiras de Carolina e os poços azuis de Riachão, cidade que completa o maravilhoso roteiro.
O Mirante da Chapada das Mesas também merece sua visita. É um parque que explora o turismo contemplati­vo e abriga uma enorme serra com quase 14 mil metros lineares de extensão, e altitudes que variam de 309 a 420 metros de altura. As novas trilhas levam ao alto da serra de onde pode ser vista a exuberante vegetação do Cerrado, além do contato direto com pés de bacuri, araçá e mais de três dezenas de plantas medicinais.



Dentro do mesmo local, o Caminho das Pedras cons­truído pelos primeiros habitantes da região, uma mis­tura de arquitetura e interrogações, afinal, se trata de um filamento de pedras que possivelmente foram utilizadas para rituais indígenas, e que vem sendo objeto de estudo. Mas a região guarda ainda em suas terras pinturas rupestres, lagos, rios, e outras atrações que esperam a descoberta dos turistas.
Nem mesmo os guias sabem afirmar o número exato de cachoeiras e atrativos, mas juram que ainda há atrações a descobrir. Enormes pedras que despontam no topo e lembram mesas de vários tamanhos, rios e nascen­tes com águas mornas, formações rochosas exuberan­tes, além de rica fauna e flora, fazem dessa região uma aposta certeira de que os atrativos do Maranhão não se limitam apenas à sua bela capital e a região dos Lençóis.
A Chapada das Mesas pode ser curtida e aproveitada durante todo ano. Do alto do Morro do Chapéu, o mais impactante deles, parece que a Chapada não tem fim. Cenários belíssimos e dezenas de mesetas enfei­tam a paisagem. No infinito, o contorno mágico do Rio Tocantins, uma dos mais belos que já tive a opor­tunidade de ver.



Somente em Carolina, já foram catalogadas mais de 100 cachoeiras além de 400 nascentes e, por isso, a cidade tem o apelido de “Paraíso das Águas”, ou Pla­neta Água! Ela é base para explorar outras atrações da região, como Riachão, com lagos de cor azul turquesa, Tasso Fragoso, com suas pinturas rupestres, e a vizinha Filadélfia, já no estado de Tocantins, do outro lado do rio, e que oferece praias e paisagens indescritíveis.

Estância Ecológica Vereda Bonita: Lição de preservação!



As trilhas foram desenvolvidas para os visitantes que vão desfrutar da prática de caminhada rústica, dos banhos em piscinas naturais e cachoeiras de águas cristalinas, e que possam também despertar a cons­ciência ecológica nos visitantes. Marcelo Assub já tem experiência com a atividade turística há mais de 20 anos. Paulistano, ele resolveu investir na região. É pro­prietário da Estância Ecológica Vereda Bonita, bem no entorno do Parque. Pode-se afirmar que o local é o mais novo atrativo turístico da região. Ali, os turistas realizam trilhas ecológicas, sempre acompanhadas por guias, que discorrem sobre a importância do meio am­biente em suas vidas. No local, o turista planta uma muda de árvore e ajuda a preservar uma área que an­tes servia aos caçadores de animais silvestres.

Pinturas Rupestres em Tasso Fragoso

É no município de Tasso Fragoso que está a maior referência maranhense em sítios arqueológicos – devi­do à relevância do patrimônio. Lá se concentra o maior número de sítios arqueológicos do Maranhão. As des­cobertas feitas até o momento revelam a existência de vestígios como gravuras rupestres no interior de grutas e paredões rochosos em serras de arenito.



Os vários sítios arqueológicos identificados até agora mostram uma estratégia peculiar: os abrigos localizados próximos a cursos d’água e em encostas. Com isso, os ocupantes tinham maior facilidade para obter alimen­tos e matéria-prima para elaborar objetos e ferramentas do dia a dia, além de proteção e abrigo contra os peri­gos naturais de grupos inimigos e da própria selva.
Já foram encontrados vários objetos líticos lascados como machadinha, cerâmicas, várias pedras de cortes, raspadores e dois moedores. No Maranhão, a maioria da população ainda desconhece a riqueza arqueológi­ca do estado no que consiste aos registros rupestres.
A cidade ainda tem pouca estrutura para receber tu­ristas, dispondo de apenas dois pequenos meios de hos­pedagem, mas vale dar uma esticadinha e explorá-la.

O Azul intenso das lagoas de Riachão

Riachão é um antigo distrito de Carolina que foi ele­vado à categoria de vila em 19 de abril de 1833. A cidadezinha é charmosa, porém ainda com pouca es­trutura de hospedagem: são apenas cinco pousadas.
Experimentar a vida ao ar livre, visitar cenários ma­jestosos como as montanhas de arenito que servem de berçário as araras Canindé, vermelhas e azuis, a lagoa rodeada de carnaúbas frondosas ou mergulhar nas águas quentinhas do balneário municipal são apenas algumas das possibilidades de interação com a vida do campo. A observação de pássaros também é uma atividade nova.



Grande parte das terras de Riachão está preserva­da dentro do Parque da Chapada das Mesas. Uma regra básica é não esquecer a máscara de mergulho e a câmera a prova d’água. O centrinho da cidade é puro charme, com pracinha, coreto, jardins, fonte e a charmosa matriz de Nossa Senhora da Conceição que abraça toda a região central.

Cachoeiras, rios e nascentes

Para conhecer as atrações da Chapada das Mesas, você precisará de, pelo menos, cinco dias completos. Aproveite para relaxar nas cachoeiras, para mergulhar em lagoas cristalinas e apreciar cada minuto as trilhas.
Você pode começar o seu roteiro visitando as Ca­choeiras de Itapecuru, ou também conhecida como cachoeiras gêmeas. Aqui, há infraestrutura para você passar a manhã inteira curtindo as águas que despen­cam de duas lindas quedas, formando um imenso lago onde você também pode andar de caiaque. Ela fica no povoado de São João das Cachoeiras, a 30 quilôme­tros do centro de Carolina.



Depois do almoço visite o Balneário Queda D’água, onde a barragem de uma antiga hidrelétrica se trans­formou em piscina. Mais tarde, siga para a Cachoei­ra do Dodô. Ela é uma das menores, mas é uma das mais queridas da Chapada. No fim do dia, volte para Carolina e corra para ver o pôr do sol no Rio Tocan­tins, talvez o mais lindo que você verá nesta região. Aproveite para praticar o relaxante stand up paddle nas águas cristalinas do Rio Tocantins, operada pela agência Torre da Lua.
No dia seguinte, tome um café da manhã reforçado e comece o seu roteiro adentrando numa grande área do Parque, onde estão duas das mais exuberantes ca­choeiras da Chapada das Mesas: a de São Romão é a mais volumosa delas, e a Cachoeira da Prata, tem esse nome por causa dos reflexos do sol que deixam suas águas metalizadas. São 85 quilômetros de viagem, sendo que 50 deles em estrada de chão. Justamente por isso, indicamos que você contrate um guia e use apenas veículos 4X4. Consulte os serviços da Cia do Cerrado, Ilton Tour ou Zeca Tour, as agências mais so­licitadas da região.
Quando a noite cair, aproveite para caminhar na área central de Carolina e conheça um pouco de seus mais de 200 prédios históricos. O Museu Histórico é imperdível com ótimas exposições temporárias e salas temáticas. Em Carolina existem boas opções de bares e restaurantes e uma grande diversidade de opções de hospedagem.



Mais um dia se anuncia. Aproveite para curtir o Complexo da Pedra Caída, que oferece uma grande infraestrutura. A 36 quilômetros do centro de Carolina em direção a Imperatriz, o complexo tem uma enorme área destinada ao turismo de aventura. São nada me­nos que 25 quedas d’água, sendo que a principal de­las é a Cachoeira do Santuário, um dos passeios mais emocionantes do roteiro. A queda despenca de uma altura de 46 metros. Por estar escondida no fundo de um cânion, quando você termina a trilha e vê a sua grandeza a emoção é indescritível. O local oferece vá­rias tirolesas. Uma delas tem 1.400 metros de compri­mento e fica a 392 metros de altura, sendo a mais alta da América do Sul e a segunda mais extensa do país – a primeira fica na cidade de Pedra Bela, em São Paulo.
Antes de o dia terminar, siga para o Portal da Chapa­da para ver a paisagem a partir de uma abertura natu­ral esculpida no arenito. De lá é possível apreciar boa parte da extensa vegetação, os Pilares da Chapada e o fabuloso Morro do Chapéu em todo o seu esplendor. A subida é íngreme e exige bastante preparo físico. Leve água em abundância para hidratar-se, além de óculos escuros e protetor solar. Não perca o pôr do sol!

Poço Azul, Encanto Azul e mais cachoeiras

Começamos nosso roteiro por Riachão visitando o Encanto Azul e as suas cachoeiras. Embarcamos na caminhonete 4X4 e podemos afirmar que o roteiro é uma aventura “off road”. A estrada de terra é belíssi­ma e de hora em outra nos deparamos com raposas, revoada de maritacas e até alguns casais de seriemas. Num percurso de pouco mais de 25 km partindo do centro da cidade até chegar à propriedade privada, ainda com modesta infraestrutura, – só uma lojinha que vende água e refrigerante e que fica bem na en­trada do atrativo.



O nome faz jus ao local: águas transparentes, de um belíssimo azul, cercadas de enormes rochas de areni­to e árvores nativas e frutíferas do cerrado. Perfeito para a prática do snorkeling, sempre na companhia de pequenos peixes. É impossível resistir! Não fosse pelos demais atrativos ainda por visitar, teria sido fácil permanecer ali o dia todo. No Encanto Azul, o valor de entrada é de R$ 20,00 por pessoa.
Para encerrar com “chave de ouro” a sua viagem, vá ao Poço Azul. Num raio de 600 metros estão, além do lago, outras seis cachoeiras, cada uma com sua peculia­ridade. É cobrada taxa de R$ 50,00 por pessoa e o acesso é facilitado por meio de seguras passarelas de madeira.
Passamos pelas pequenas Cachoeiras de Santa Paula e do Moreno e seguimos para a Cachoeira de Santa Bárbara, a mais alta da região, com 75 metros. A força da queda gera uma névoa contínua e é bom ter cui­dado com equipamentos eletrônicos. A imagem dela é estonteante e um mergulho com um jaleco salva vidas é recomendável.



Depois seguimos para o Poço Azul, o ponto alto da nossa viagem. O local é uma área privada com diversas cachoeiras, piscinas naturais e estrutura para hospe­dagem e atividades de ecoturismo. As atrações mais famosas possuem acesso por passarelas de madeira construídas entre os enormes penhascos. A subida exi­ge bastante fôlego para quem está fora de forma, mas o esforço é recompensado depois de curtir as águas cristalinas da região.
O Poço Azul é a última atração e a mais cobiçada. A enorme piscina natural tem 5 metros de profundidade e seu fundo é coberto de pedras de calcário, deixando a água com visibilidade 100%. É abastecido com as águas quentinhas do Rio Cocal, sempre com uma temperatura de 22 graus, ideal para aliviar do calor constante. No lado próximo ao penhasco, é possível se refrescar em algumas pequenas cachoeiras que de­sembocam no poço. Outra atração é banhar-se na Ca­choeira D. Luiza, também muito bela.
Tinha tanta coisa pra falar que não deu pra discor­rer sobre a gastronomia. Mas posso afirmar que em qualquer das cidades você irá se deliciar com a galinha caipira, a carne de sol, os peixes fresquíssimos, a deli­ciosa farinha de mandioca e os sucos de frutas natu­rais, como maracujá, goiaba, abacaxi e bacuri.
Tenha a certeza de uma coisa: a Chapada das Me­sas e suas belas cidades não é um produto turístico para as grandes massas. Ecossistema frágil, mesetas e morros esculpidos pela ação do vento e das chuvas, abundância de nascentes e um espetáculo único que a natureza nos oferece. Aposte nesse roteiro. Bálsamos para os olhos, fortalecimento do espírito e um reen­contro com uma palavra pequena, mas de enorme profusão: a Paz!

terça-feira, 14 de janeiro de 2020

Argentina, destino irresistível


Caminito, Buenos Aires

Como um bom alfajor, a Argentina é irresistível. A poucas horas de voo, o país nos abre as portas para um universo dulce y sabroso. Convida a arriscar-nos tanto em portunhol quanto em passinhos de tango. Leva a nos esbaldarmos em compras, museus, neve, doce de leite, vinho e em centenas de pontos turísticos. Passar um período no país, seja em Buenos Aires, em Bariloche ou em Córdoba, faz você voltar bem feliz, não importa se for para fazer compras, passear ou estudar.

Somos países hermanos, mas de pais bem pouco parecidos: a colonização espanhola deu à Argentina não apenas o idioma, que muitas vezes nos engana, mas uma cultura bem diferente da nossa. Não é à toa que, ao desembarcar em Buenos Aires, muitos se sentem como se estivessem na Europa. O hábito de leitura nos cafés, a imensa quantidade de livrarias, a arquitetura dos prédios e dos jardins, o bom gosto ao se vestir, tudo isso nos remete imediatamente a algumas características europeias. Naturalmente, os argentinos têm um jeitinho especial de ser, que varia ao longo de sua geografia, mas que intriga e cativa.

A mesma ironia dos personagens interpretados no cinema pelo ídolo de olhos azuis Ricardo Darín você encontra nos portenhos de Buenos Aires, por exemplo, conhecidos por suas expressões divertidas e pelo jeito italianado de falar com as mãos. Mais ao sul, os residentes de Bariloche e da bela e vasta Patagônia guardam um certo recato, um jeito que só se explica pela influência dos povos aventureiros e sábios que habitavam as regiões geladas do país. Em Córdoba, a presença massiva de estudantes traz uma vibração especial à forma com que os estrangeiros são acolhidos.

Partiu Argentina? Em cada uma das cidades, uma variação sutil do espanhol diferente do que é encontrado na Espanha, mas que ecoa em todos os países da América do Sul.

Principais Cidades

Escolha uma cidade e saiba mais sobre a cultura, passeios, comida, custo de vida e outras informações do destino desejado:
Bariloche
Buenos Aires
Córdoba









segunda-feira, 6 de janeiro de 2020

Lima, capital de Peru cheio de encantos

Deixe-se levar pelas ruas coloniais da capital peruana e conheça sítios arqueológicos construídos há mais de dois mil anos

O principal destino dos brasileiros que vão para o Peru é Macchu Picchu, mas a capital do país também tem muitas atrações interessantes que cativam pessoas do mundo todo. O país é considerado um dos mais baratos para viajar na América Latina, então por que não estender a estada alguns dias e aproveitar o que a cultura local tem a oferecer?

Lima começou a ser construída em 1533, quando os espanhóis expulsaram os últimos líderes Incas do local e estabeleceram domínio sobre a região. Por isso as ruas misturam a arquitetura da Espanha com sítios arqueológicos milenares. O mais antigo é o Huaca Pucllana, que fica dentro da cidade e foi construído em 700 a.C. com tijolos artesanais e foi habitado por povos que ocupavam o local antes dos Incas, como Lima, Yshma e Wari. Outro destaque é o Pachacámac, que data de 200 a.C. e fica a 40km da capital.

Mas uma caminhada pelo centro também pode levar você ao Huaca Huallamarca, uma pirâmide construída no século III, além de passar pelos principais pontos turísticos da cidade, como a Praça de Armas, a Catedral, o Palácio do Governo e o Municipal, o Convento de São Francisco de Assis e o shopping Larcomar.

Quando o dia termina, turistas e moradores locais se encontram em ruas badaladas com restaurantes, bares e casas noturnas. Alguns destaques da noite de Lima são a Praça Kennedy, a Calle de las Pizzas e a Puente de los Suspiros.

O que fazer em Lima



Igreja e Convento de São Francisco de Assis


O complexo religioso foi construído no século XVII e permite visitação de ambientes clássicos como o altar e as capelas, mas também das catacumbas que antigamente eram usadas como cemitério.

Visitas a sítios arqueológicos

A cidade tem diversos pontos protegidos. Os principais são Huaca Pucllana, que data de 700 a.C. e foi construído com tijolo artesanal, e Huaca Huallamarca, uma pirâmide do século III. Cerca de 40km fora da capital fica Pachacámac, habitada pelos povos Inca, Lima, Yshma e Wari e construída por volta do ano 200a.C.

Praça das Armas

A praça foi fundada a cidade e também ocorriam as touradas na época da dominação espanhola. Localizada bem no centro de Santiago, possibilita que os passeios para os principais pontos turísticos sejam feitos a pé.

Mercado Municipal de San Isidro

O local não é muito grande, mas oferece uma boa variedade de frutas frescas e mesmo o tradicional ceviche.

Parque do Amor

Com curvas e mosaicos inspirados nas obras modernistas de Antoni Gaudí, em Barcelona, o parque também conta com a famosa escultura “O Beijo” e é muito procurado para assistir ao por do sol, já que está no localizado no alto da colina próxima ao mar.


Outros lugares para conhecer em Lima:

Calle de las Pizzas
Catedral
Mercado Inca
Museu da Nação
Museu do Ouro
Museu Larco Herrera
Palácio do Governo
Palácio Municipal
Parque da Reserva
Praça Kennedy ou Parque Central de Miraflores
Puente de los Suspiros
Praça San Martín
Shopping Larcomar

Como chegar em Lima



De avião

O aeroporto Jorge Chávez fica em Callao, cidade vizinha a Lima, a 30 minutos do centro da cidade, serve como ponto de conexão de voos ao redor do mundo e de turistas que voam de Lima para outras cidades peruanas. As cias TAM e Taca são as principais companhias aéreas que voam para o destino saindo do Brasil.

De ônibus

Existe a possibilidade de fazer uma viagem até Lima de ônibus partindo de algumas capitais brasileiros. A Expresso Ormeño tem uma linha que liga São Paulo à capital peruana. O trajeto é de aproximadamente 96 horas e cruza quase 6 mil km.

Melhor época para visitar Lima


A capital peruana tem temperaturas amenas durante o ano todo, com termômetros marcando entre 20°C e 27°C na primavera e no verão, e de 15°C a 20°C nos meses mais frios. Não há uma época com mais chuva em Lima, mas garoas são mais comuns durante o inverno, quando o céu fica nublado na maior parte do tempo.

quarta-feira, 1 de janeiro de 2020

8 lugares para viajar a dois no Brasil







Embarcar em uma viagem romântica, a dois, é sempre uma ótima ideia para os casais apaixonados de todas as idades. E o que não faltam são destinos incríveis aqui no Brasil

Casais que viajam e se divertem juntos são mais felizes. Você certamente já ouviu ou leu algo nesta linha, e faz todo o sentido, afinal viajar é uma das experiências mais incríveis que existem e tudo fica ainda melhor quando fazemos isso com quem amamos, não é mesmo? No post de hoje, você irá conferir 8 lugares para viajar a dois no Brasil. Confira!
Passeios para o casal: conheça 8 lugares para viajar a dois no Brasil

1 – Alter do Chão: quando pensamos em lugares para viajar a dois no Brasil, é impossível não colocarmos na lista um destino em especial, Alter do Chão. Localizado no estado do Pará, mais precisamente no município de Santarém, é uma vila charmosa e com natureza exuberante. As águas cristalinas do Rio Tapajós são encantadoras e algumas das praias mais lindas da região Norte estão por lá, como Ponta do Cururu, Ponta do Muretá, Ponta das Pedras e Pindobal.

2 – Aparados da Serra: um passeio romântico pelos cânions do Parque Nacional de Aparados da Serra é uma experiência única na vida de qualquer casal. Está localizado em uma região com natureza privilegiada, bem na fronteira entre os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Sua vegetação nativa preservada é um convite à contemplação e dias de paz e união.

3 – Trancoso: localizado em Porto Seguro, na Bahia, o município de Trancoso é uma ótima opção de viagem a dois no Brasil. É o destino perfeito para casais que não têm pressa, que desejam dias de calmaria e conforto. De contemplação de uma natureza única e especial. Algumas praias devem ser visitadas, como a Praia dos Nativos e a Praia dos Coqueiros, assim como a Praia do Patimirim, Praia de Taípe, Praia do Rio da Barra e várias outras.

4 – Bonito: muitas pessoas conhecem este destino, localizado no Mato Grosso do Sul, e é fácil entender o motivo. Bonito é um ótimo exemplo do que a natureza brasileira reserva para os casais que desejam contato próximo com o meio ambiente em suas mais belas e variadas combinações. É impossível não se apaixonar pela região, com suas reservas de mata nativa, grutas para mergulho e muito mais.

5 – São Miguel dos Milagres: local preferido de muitos casais em lua de mel, São Miguel dos Milagres (localizado em Alagoas) é um destino perfeito para quem procura sol e paz. As praias com águas cristalinas encantam à primeira vista e transmitem muita tranquilidade. Não deixe de visitar a Praia do Porto da Rua, Praia do Toque e a Praia do Riacho.

6 – Jericoacoara: ótima opção para quem está pesquisando por viagem a dois no Brasil, Jericoacoara, no Ceará, é um destino que combina natureza e diversão. As lagoas com águas cristalinas, os passeios de quadriciclos, as formações rochosas icônicas como a Pedra Furada e assim por diante. O que não falta em Jericoacoara, seja qual for o perfil do casal, é o que fazer e aproveitar.

7 – Lençóis Maranhenses:
considerada uma das regiões mais bonitas do país, os Lençóis Maranhenses são encantadores. As principais cidades “bases” para os visitantes são Santo Amaro do Maranhão, Barreirinhas e Atins. As dunas conhecidas em todo o mundo e as lagoas de águas cristalinas forma um cenário muito romântico para tornar a viagem a dois ainda mais especial.

8 – Fernando de Noronha: o arquipélago localizado na costa pernambucana é conhecido em todo o mundo e é fácil entender o motivo. Fernando de Noronha é um presente da natureza para o Brasil e um ótimo destino para casais que procuram praias paradisíacas como a Praia do Leão, Baía dos Porcos e a famosa Baía do Sancho. Outra ótima opção de passeio é o mergulho guiado, onde é possível encontrar tartarugas marinhas e até mesmo golfinhos.
Title
Ver no navegador

a plataforma de
empréstimos online

Olá, tudo bom?

Sabia que na Lendico você pega e usa seu dinheiro da maneira que quiser e ainda tem uma das melhores condições do mercado?

Emprestimo em
até R$50 mil
Em até
36 vezes
A partir de
2,97% a.m.

Se você não possui CPF negativado (SPC, SERASA), solicite seu empréstimo na Lendico em qualquer dia e horário.

É simples e rápido!

Solicite já

Quanto você quer pagar
de juros* em um ano?

* Fonte: Banco Central - Dados Abril 2018

Um abraço!

Equipe Lendico