Quem tem um bichinho de estimação sabe que o planejamento para uma viagem pode ser complicado, já que deixá-lo sozinho por muito tempo não é de modo algum uma opção. Embora existam alguns locais que cuidam dos pets por um tempo, optar por levar seu animal para uma viagem pode ser uma experiência incrível para ambos. A Dra. Livia Romeiro do Vet Quality Centro Veterinário 24h, selecionou algumas dicas básicas do que fazer para tornar essa viagem tranquila para o pet.
Hotel pet frindly em Buenos Aires, Argentina | Foto: Lucía Villanes
Itens básicos para a bagagem do seu animal
- Coleira e guia;
- Ração em quantidade adequada para período da viagem;
- Potes para água e comida;
- Shampoo de costume e toalha;
- Cama, brinquedos;
- Medicamentos de uso contínuo e para emergências
- Prevenção de doenças
- O animal deve estar com vacinação e vermifugação atualizadas
- Viagens para litoral exigem prevenção contra Dirofilariose ou verme do coração.
- Viagens para localidade rural exigem prevenção contra pulgas e carrapatos, além de cuidados com berne e picadas de insetos que podem ocasionar reações alérgicas.
- Vale sempre consultar Médico Veterinário para maiores informações
Transportes
A escolha do meio de transporte mais adequado vai depender da distância até o destino final. Viagens longas de carro causam maior estresse ao animal, dê preferência pelo transporte aéreo. Antes da viagem, seja ela de carro ou avião, evite alimentar o animal para evitar enjoo.
CARRO
- O animal deve ser transportado no banco traseiro utilizando cinto de segurança especial para cães ou caixa de transporte adequada (cães e gatos).
- O ambiente dentro do automóvel deve estar fresco, o excesso de calor pode causar danos irreversíveis à saúde do animal.
- Em caso de viagens longas, parar a cada 2 horas para oferecer água e passear com o animal.
AVIÃO
- Atentar-se as regras de cada companhia aérea quanto ao tipo e tamanho de caixa de transporte necessário, necessidade de sedação do animal, reserva da viagem, documentação necessária para embarque do animal, e lembrar que o número de animais por voo é limitado.
- Algumas companhias permitem a viagem do animal na cabine junto com seu dono ao invés de ir no bagageiro, informe-se com a companhia aérea.
Documentação necessária para o pet
Viagens Nacionais
- Certificado de vacinação antirrábica para animais com mais de 4 meses de idade contendo o nome do laboratório produtor da vacina, lote e validade da vacina. A vacina deve ser aplicada há mais de 30 dias e menos de 1 ano da data da viagem.
- Atestado de saúde emitido por um médico veterinário, com informações sobre as condições de saúde e se o animal está apto para viajar. O atestado possui validade de 10 dias a partir data de emissão.
Viagens Internacionais
- Certificado Zoosanitário Internacional (CZI) emitido pelo Ministério da Agricultura, gratuitamente, nos aeroportos internacionais. Agendar com antecedência uma consulta para realização dos procedimentos necessários para emissão do documento. O prazo para emissão do mesmo pode passar de 30 dias úteis.
- Atestado de saúde emitido por um médico veterinário, com informações sobre as condições de saúde e se o animal está apto para viajar. O atestado possui validade de 10 dias a partir data de emissão.
- Carteira de vacinação atualizada.- Documento de comprovação da aplicação do microchip, contendo o número, data da aplicação e localização, devidamente firmada pelo técnico responsável.
- Alguns países exigem exames e documentos específicos, além de realizarem quarentena na chegada do animal. É importante se informar antes de agendar a viagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário