O principal destino dos brasileiros que vão para o Peru é Macchu Picchu, mas a capital do país também tem muitas atrações interessantes que cativam pessoas do mundo todo. O país é considerado um dos mais baratos para viajar na América Latina, então por que não estender a estada alguns dias e aproveitar o que a cultura local tem a oferecer?
Lima começou a ser construída em 1533, quando os espanhóis expulsaram os últimos líderes Incas do local e estabeleceram domínio sobre a região. Por isso as ruas misturam a arquitetura da Espanha com sítios arqueológicos milenares. O mais antigo é o Huaca Pucllana, que fica dentro da cidade e foi construído em 700 a.C. com tijolos artesanais e foi habitado por povos que ocupavam o local antes dos Incas, como Lima, Yshma e Wari. Outro destaque é o Pachacámac, que data de 200 a.C. e fica a 40km da capital.
Mas uma caminhada pelo centro também pode levar você ao Huaca Huallamarca, uma pirâmide construída no século III, além de passar pelos principais pontos turísticos da cidade, como a Praça de Armas, a Catedral, o Palácio do Governo e o Municipal, o Convento de São Francisco de Assis e o shopping Larcomar.
Quando o dia termina, turistas e moradores locais se encontram em ruas badaladas com restaurantes, bares e casas noturnas. Alguns destaques da noite de Lima são a Praça Kennedy, a Calle de las Pizzas e a Puente de los Suspiros.
O que fazer em Lima
Igreja e Convento de São Francisco de Assis
O complexo religioso foi construído no século XVII e permite visitação de ambientes clássicos como o altar e as capelas, mas também das catacumbas que antigamente eram usadas como cemitério.
Visitas a sítios arqueológicos
A cidade tem diversos pontos protegidos. Os principais são Huaca Pucllana, que data de 700 a.C. e foi construído com tijolo artesanal, e Huaca Huallamarca, uma pirâmide do século III. Cerca de 40km fora da capital fica Pachacámac, habitada pelos povos Inca, Lima, Yshma e Wari e construída por volta do ano 200a.C.
Praça das Armas
A praça foi fundada a cidade e também ocorriam as touradas na época da dominação espanhola. Localizada bem no centro de Santiago, possibilita que os passeios para os principais pontos turísticos sejam feitos a pé.
Mercado Municipal de San Isidro
O local não é muito grande, mas oferece uma boa variedade de frutas frescas e mesmo o tradicional ceviche.
Parque do Amor
Com curvas e mosaicos inspirados nas obras modernistas de Antoni Gaudí, em Barcelona, o parque também conta com a famosa escultura “O Beijo” e é muito procurado para assistir ao por do sol, já que está no localizado no alto da colina próxima ao mar.
Outros lugares para conhecer em Lima:
Calle de las Pizzas
Catedral
Mercado Inca
Museu da Nação
Museu do Ouro
Museu Larco Herrera
Palácio do Governo
Palácio Municipal
Parque da Reserva
Praça Kennedy ou Parque Central de Miraflores
Puente de los Suspiros
Praça San Martín
Shopping Larcomar
Como chegar em Lima
De avião
O aeroporto Jorge Chávez fica em Callao, cidade vizinha a Lima, a 30 minutos do centro da cidade, serve como ponto de conexão de voos ao redor do mundo e de turistas que voam de Lima para outras cidades peruanas. As cias TAM e Taca são as principais companhias aéreas que voam para o destino saindo do Brasil.
De ônibus
Existe a possibilidade de fazer uma viagem até Lima de ônibus partindo de algumas capitais brasileiros. A Expresso Ormeño tem uma linha que liga São Paulo à capital peruana. O trajeto é de aproximadamente 96 horas e cruza quase 6 mil km.
Melhor época para visitar Lima
A capital peruana tem temperaturas amenas durante o ano todo, com termômetros marcando entre 20°C e 27°C na primavera e no verão, e de 15°C a 20°C nos meses mais frios. Não há uma época com mais chuva em Lima, mas garoas são mais comuns durante o inverno, quando o céu fica nublado na maior parte do tempo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário