Nova York é a queridinha de Hollywood. Veja alguns cenários que marcaram a história do cinema e da TV, e que merecem entrar no roteiro da sua viagem!
Quem gosta de cinema e de séries de TV já deve ter percebido que os diretores adoram usar Nova York para ambientar as suas obras! Mas a cidade não nasceu para ser apenas cenário de filmes. Ela é muito mais do que isso: é um personagem vivo que habita nossa imaginação desde muito cedo.
Quem nunca pensou em visitar a Biblioteca Pública de Nova York depois de ver Carrie Bradshaw, personagem de Sex and The City interpretada pela atriz Sarah Jessica Parker, correr pelas escadarias vestida de noiva? Ou talvez você prefira passear pelas ruas retratadas pela Marvel nas suas séries de super-herói… ou quem sabe voltar no tempo em lugares eternizados por filmes clássicos? Há atrações para todos os gostos!
A Manhatan Bridge já apareceu em vários filmes.
Para escolher qual cenário de Nova York é o seu preferido, confira abaixo a nossa viagem cinematográfica.
Séries e Nova York: uma combinação perfeita
Para quem gosta de acompanhar séries, comprar uma passagem para Nova York é uma tentação difícil de ser resistida. A lista de seriados que já passaram pela cidade é enorme: Suits, Empire, Master of None, The Marvelous Mrs. Maisel, CSI New York e Law and Order Special Victims Unit são apenas algumas delas. Cada quarteirão e cada esquina foram cenários importantes e guardam histórias curiosas de bastidores. Sugerimos uma viagem por cenários de séries que, de tanto retratar seus bairros, quase fazem uma homenagem à cidade de Nova York!
Aventuras cotidianas: do Lower East Side ao Brooklyn
A série Girls, da escritora Lena Denham, levou Nova York muito a sério como pano de fundo para este drama da geração millennial que mostrava a vida conflituosa das suas personagens. Bairros como Greenpoint e Lower East Side foram alguns dos endereços escolhidos para abraçar essa trama.
Lower East Side é cenário da série Girls.
Já a comédia Unbreakable Kimmy Schmidt adota Nova York como lar para narrar o recomeço da Kimmy, uma jovem garota que viveu quinze anos presa num bunker. Ela mora no fictício bairro de East Dogmouth, mas é possível reconhecer cartões postais como o Rockefeller Center, a Times Square, Little Italy e Brooklyn. O capítulo sobre “gentrificação” é especialmente engraçado. A loja de balas e guloseimas favorita da personagem principal é a Dylan’s Candy Bar e tem dois endereços na cidade: um na 3rd Ave e outro na Union Square.
No roteiro dos super-heróis: os bairros das séries da Marvel
Os fãs de super-heróis também não vão se desapontar com uma viagem pela capital do mundo. Roteiros da Marvel como Daredevil, Jessica Jones, Luke Cage e Iron Fist incorporam características fervilhantes da cidade em suas histórias e conflitos. Cenas que mostram Hell’s Kitchen, Harlem, Queens, Brooklyn e Long Island City aparecem em todas as temporadas dessas séries. Tente passear por esses bairros e imaginar os super-heróis cruzando a esquina!
Long Island é palco de séries de super-heróis.
Clássicos e contemporâneos: Nova York nunca sai de moda no cinema americano
Os amantes da sétima arte já devem ter perdido a conta de quantas vezes Nova York foi cenário de algum filme. A cidade inspira diretores desde os primórdios do cinema! Sugerimos alguns bairros da cidade que serviram de pano de fundo para obras clássicas e contemporâneas que conquistaram diferentes gerações. Seja qual for a sua, algum desses filmes deve ter marcado a sua memória.
Contemporâneos: a geração de Macaulay Culkin
Quem cresceu na década de 1990 assistindo a saga Esqueceram de Mim não pode perder a linda árvore de Natal montada todos os finais de ano em frente ao Rockfeller Center e, quem sabe, aproveitar sua pista de patinação e o tradicional brunch do Plaza Hotel.
A pista de patinação do Rockfeller Center, sucesso do natal de Nova York, aparece no filme Esqueceram de mim.
O Museu de História Natural foi palco das aventuras de Uma Noite no Museu. Aqui o destaque vai para as salas dedicadas aos fósseis gigantes dos dinossauros. Não é à toa que o T-Rex resolveu ganhar vida nessa história!
O museu de história natural de Nova York, cenário de Uma noite no museu.
Por falar em museus, o Metropolitan Museum of Art foi peça fundamental para o desenrolar do divertido Ocean’s 8 – um spin-off do filme Onze Homens e um Segredo. O endereço costuma receber bailes de gala e atrai turistas de todo o mundo graças a um acervo riquíssimo de peças que contam séculos da nossa história.
Os clássicos: de Marilyn Monroe a Woody Allen
Foi entre as ruas 52 e Lexington Ave que Marilyn Monroe protagonizou uma das cenas que entram para a história do cinema. Em O Pecado Mora ao Lado, ao passar perto das grades do metrô e sentir uma rajada de vento, o vestido branco da personagem subiu e ficou ainda mais esvoaçante. Quem topa reproduzir essa cena?
O Lincoln Center, em Nova York, apareceu no filme West Side History.
Ainda nos clássicos, o filme West Side Story de 1961 aproveitou o melhor de Nova York para ser o cenário perfeito do romance Romeu e Julieta de Shakespeare apresentado sob uma nova roupagem. A antiga Lincoln Square, no Upper West Side, foi o ponto central da trama. Hoje essa área é conhecida como Lincoln Center.
Aliás, vale muito conferir a programação de espetáculos no American Ballet ou no New York City Ballet que ficam dentro deste complexo. Eles costumam vender lotes de ingressos com valores promocionais.
A Queensboro Bridge, cenário de filmes de Woody Allen.
E um roteiro cinematográfico por Nova York não ficaria completo sem citar Woody Allen. Para os fãs do cineasta, uma caminhada pela Sutton Square, ao longo do East River com vista para a Queensboro Bridge, é um convite para relembrar os clássicos do cinema e, por que não, planejar uma nova viagem para a cidade que nunca dorme.
Nenhum comentário:
Postar um comentário