Com paisagens impressionantes que vão desde montanhas, parques naturais, estações de esqui, campos, estâncias hidrotermais, praias e cidades históricas, a região da Catalunha, na Espanha, é quase um país dentro de outro país.
Esse conceito não é apenas eufemismo: a Catalunha possui um governo regional autônomo, fala-se um idioma próprio por lá (o catalão) além do espanhol e possui uma identidade cultural muito forte. Inclusive já reivindicou a independência do governo espanhol e iniciou um movimento separatista.
Política à parte, a Catalunha é um da das regiõe mais belas da Espanha. Composta por quatro províncias: Barcelona, Girona, Lérida e Tarragona, tem como capital a descolada Barcelona, segunda maior cidade do país. Ao norte faz fronteira com a França e Andorra, enquanto a leste é banhada pelo Mar Mediterrâneo.
Turismo
Impossível não falar de seu principal destino turístico, Barcelona. Com suas ramblas, a arquitetura sem igual de Antoni Gaudí (representada pela Sagrada Família, La Pedrera, Casa Batló e Parc Güell) e o bairro Gótico.
Em Tarragoma são as ruínas romanas que chamam a atenção, com fórum, anfiteatro e muralhas antigas. Outra atração da região são as praias e balneários da Costa Brava e da Costa Dourada, as montanhas dos Pirenéus com suas áreas de esqui e trilhas.
Gastronomia catalã
E se belezas naturais, históricas e a arquitetura única dessa terra não forem suficientes, saiba que a cozinha catalã é outro motivo para arrumar as malas e seguir viagem!
Com pratos típicos que apostam nos sabores intensos, como azeites, tomate, marisco e embutidos, a gastronomia local brinda seus visitantes com pratos como Pa amb tomàquet (fatias de pão com azeite, sal e tomate), Bomba (bola de batata recheada com carne e molho picante), Arròs Caldós (arroz servido com grande dose de caldo, verduras, legumes, carne, frango, peixe ou frutos do mar) e Fideuada (espécie de paelha feita com massa em vez de arroz, caranguejo, lulas, camarão, frango, pimentão e tomate, acompanhada de molho alioli).
Nenhum comentário:
Postar um comentário