Erguida sobre colinas junto à foz do Rio Douro, a cidade do Porto é sem dúvida um dos destinos mais bonitos e charmosos de Portugal. Com uma história que data desde o período do Império Romano, há mais de dois mil anos, o Porto deu nome ao país e a um dos vinhos mais prestigiados do mundo.
Seu rico conjunto arquitetônico forma cenários de extrema beleza, e o centro histórico foi declarado Patrimônio Mundial pela UNESCO. Entre igrejas barrocas e edifícios contemporâneos, avenidas imponentes e ruelas sinuosas, o Porto revela uma cidade animada e um destino inesquecível em um roteiro por Portugal.
A Baixa
Uma das áreas centrais da cidade, a Baixa do Porto se concentra em torno da Avenida dos Aliados, ladeada por suntuosos prédios de granito. É um bom ponto de partida para conhecer a cidade a pé. A partir da Praça da Liberdade, siga para a estação de trem de São Bento, cujo interior é coberto por 20 mil azulejos portugueses, e a Torre dos Clérigos, campanário barroco com 76 metros de altura. Vale enfrentar os 225 degraus até o topo para admirar a incrível vista panorâmica.
Além de reunir belas construções em art nouveau, a Baixa é uma região bem animada, principalmente à noite, e repleta de cafés, lojas descoladas e wine bars. Para compras, confira a Rua de Santa Catarina e o tradicional Mercado do Bolhão. Ali também fica o Majestic, luxuoso café ao estilo Belle Époque, considerado um dos mais bonitos do mundo. Outro estabelecimento que virou ponto turístico imperdível é a Livraria Lello. Com suas icônicas escadarias vermelhas, serviu de inspiração para alguns cenários de Harry Potter.
Sé e Ribeira
O roteiro pelo Porto continua em direção ao Douro, com uma visita à Sé. Tesouro da Idade Média, a catedral data do século XII e conta com um amplo terraço com vista privilegiada para a cidade. Para seguir até a margem do rio, é uma boa descida – por isso, a dica é embarcar no Funicular dos Guindais.
O tradicional transporte vai da Batalha até a Ribeira, junto à Ponte D. Luís I, icônica estrutura de ferro sobre o Douro, projetada por alunos de Gustave Eiffel. Uma vez na Ribeira do Porto, passeie pelo simpático cais, onde sobrados coloridos enfileirados abrigam uma infinidade de restaurantes, bares e cafés, sempre com mesinhas ao ar livre.
Entre as opções nos cardápios, peça algum prato típico, como o bacalhau à Gomes de Sá, mariscos frescos ou tripas à moda do Porto (um guisado de carnes e miúdos com feijão branco). Outro prato obrigatório para quem visita o Porto é a francesinha. Trata-se de um sanduíche muito bem recheado com carnes e embutidos e coberto com queijo derretido, um ovo frito e molho de tomate, geralmente acompanhado de batatas fritas.
Do cais, partem passeios de barco pelo Douro – muitos deles são de curta duração, podem ser feitos em poucas horas. Depois, se aventure pelo labirinto de ruas estreitas da Ribeira até a Igreja de São Francisco, um verdadeiro esplendor barroco revestido de talha dourada. Ao lado fica o Palácio da Bolsa, em estilo neoclássico. Na visita guiada, você vai descobrir espaços belíssimos, com destaque para o Salão Árabe.
Vila Nova de Gaia
Um dos mais aclamados vinhos do mundo, o vinho do Porto é produzido no Vale do Douro há séculos, e estocado em grandes adegas ao longo do rio. Hoje, as principais caves de vinho do Porto podem ser encontradas em Vila Nova de Gaia, cidade em frente ao Porto, na margem oposta.
Para chegar lá, atravesse a Ponte D. Luís I a pé ou embarque em um táxi fluvial que parte do Cais da Ribeira. Para visitas guiadas e degustações, caves de grandes marcas, como Cálem, Sandeman, Taylor’s, Graham’s e Ramos Pinto, estão abertas ao público (mas vale fazer as reservas com antecedência). Na orla do rio, o Cais de Gaia reúne vários restaurantes. Desfrute de mais uma taça de vinho enquanto observa o Porto de um ângulo privilegiado.
O Porto contemporâneo
Apesar de ser uma cidade histórica, o Porto guarda também algumas maravilhas arquitetônicas de linhas modernas, como a Casa da Música, um complexo com salas de concerto de música clássica. Também vale conferir o Museu de Arte Contemporânea de Serralves, um dos mais importantes centros culturais de Portugal. Fica junto ao parque homônimo, um amplo espaço verde com lindos jardins floridos.
Como chegar
A partir de junho deste ano, a Azul vai operar voos diretos e regulares entre o Porto e Viracopos (Campinas/SP), com três frequências semanais. As passagens já estão à venda em todos os canais oficiais da companhia. Do Aeroporto Internacional do Porto, é possível chegar ao centro da cidade de metrô.
Onde ficar
Hotel Moov Porto Centro
Hotel NH Collection Porto Batalha
Pestana Vintage Porto
Onde comer
Café Majestic
Cantina 32
Petisqueira Voltaria – Rua Afonso Martins Alho, 109
Nenhum comentário:
Postar um comentário