Lago Vermelho, Croácia
Conhecido por suas numerosas cavernas e penhascos altos, com mais de 241 metros acima do nível da água e continuando abaixo dela, este buraco abriga um lago cárstico, ou seja, resultante da corrosão da rocha pela água. Fica perto da cidade de Imotski, na Croácia.
A profundidade total explorada deste buraco é de aproximadamente 530 metros, com um volume de cerca de 25 a 30 milhões de metros cúbicos, fazendo dele o terceiro maior buraco no mundo. As águas são drenadas para fora da bacia através de sumidouros subterrâneos que descem abaixo do nível do lago.
Zacatón, México
Este é um buraco cheio de águas termais pertencente ao sistema Zacatón, um grupo de estruturas localizado na Municipalidade de Aldama, Tamaulipas, México. É o mais profundo buraco preenchido com água no mundo, com uma profundidade total de 339 metros.
Zacatón é o único dos cinco buracos localizados no Rancho La Azufrosa que tem um fluxo perceptível de água. O nome Zacatón vem das ilhas flutuantes de grama zacate, que se movem pela superfície com o vento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário