Namastê. A palavra é uma maneira respeitosa de cumprimento ou de se iniciar uma conversa na Índia e, portanto, é desta forma que as portas da capital Nova Déli se abrem aos turistas, que enxergam neste país fascinante um mergulho na religiosidade e numa cultura rica e milenar. Nesta cidade barulhenta, caótica e com tráfego beirando o insano, estão atrações incríveis e paisagens exóticas, com vacas passeando pelas ruas, edifícios modernos, carros antigos e novíssimos, mulheres vestidas com sáris coloridos e muitos templos. Há imagens dos milhares de deuses hindus, a religião mais comum na Índia, em todos os lugares. Da mesquita de Jama Masjid você ouve o belo chamado dos muezins, anunciando as preces diárias dos muçulmanos. A cidade também abriga alguns patrimônios da humanidade, como a Tumba de Humayun e o Forte Vermelho. Ao andar pelas ruas, não deixe que a sujeira acumulada e a poluição visível tire seu bom humor. Percorra as lojas que vendem produtos muito baratos e encante-se com um dos países mais interessantes do mundo.
Entre os meses de abril e outubro as temperaturas chegam facilmente aos 40°C, enquanto o inverno (entre dezembro e março) costuma ser muito frio, devido à influência dos Himalaias. De junho a setembro é a época das monções, com chuvas torrenciais.
Em geral, os indianos têm muita curiosidade em conhecer os estrangeiros e são muito atenciosos com os turistas. Não se espante se alguém pedir para tirar uma foto sua.
Lugares para visitar
A lista de lugares para visitar na capital indiana é interminável, o que exige alguns dias em seu roteiro de viagem para aproveitar tudo o que esta cidade tem a oferecer. Conheça o exótico observatório astronômico Jantar Mantar, a Tumba de Humayun, os templos de Lotus e Akshardham, a casa onde Gandhi foi assassinado e hoje é um memorial.
Templo de Lotus
Essa construção que parece uma flor de lótus branca é um dos mais visitados da capital. Tem como proposta receber todas as pessoas que queiram exprimir sua espiritualidade, independentemente de crenças. Por este motivo, o local não possui altares ou símbolos que identifiquem qualquer religião.
ENDEREÇO: Lotus Temple Rd, Shambhu Dayal Bagh | Bahapur.
Agra
A cidade fica a 200 quilômetros de Nova Déli e é lá que está o Taj Mahal, o ponto turístico mais famoso da Índia e um dos monumentos mais belos do mundo. O mausoléu foi construído em 1630, pelo imperador Shah Jahan, para abrigar o túmulo de Mumtaz Mahal, sua esposa predileta. Ela morreu após dar à luz o 14º filho do casal. A construção de mármore branco é parada obrigatória de quem visita o país. Outra atração da cidade é o Forte de Agra, palácio protegido por muralhas e que foi moradia de muitos marajás.
Jantar Mantar
É um dos cinco observatórios construídos pelo marajá Jai Singh II, no início do século 18. Com design extravagante, possui diversas esculturas que eram utilizadas para fazer cálculos astronômicos, como prever eclipses e acompanhar o movimento dos astros. Atualmente não é possível mais fazer os cálculos devido à altura dos prédios ao seu redor, mas é um excelente lugar para passear.
ENDEREÇO: Parliament Street |Centro.
Gandhi Smiriti
O líder pacifista indiano Mahatma Gandhi foi morto com um tiro nesta casa, onde passou os últimos 144 dias de sua vida. O quarto onde ele dormia é aberto ao público, onde você verá objetos pessoais, como o cajado que usava e suas sandálias. O museu ainda exibe um filme de animação e fotos de Gandhi.
ENDEREÇO: 5 Tees January Marg.
Tumba de Humayun
O mausoléu foi construído em homenagem ao segundo imperador mongol, Humayun, por sua esposa, Haji Begun. Foi a primeira grande construção feita para abrigar cinzas na Índia. O visual é muito parecido com o Taj Mahal, porém o material usado foi o arenito vermelho.
ENDEREÇO: Lodi and Mathura Road.
Jama Masjid
A maior mesquita do país chega a receber em época de festivais cerca de 25 mil fiéis. Foi construída no século 17 pelo imperador Shah Jahan e possui mirante de 40 metros de altura que proporciona uma bela vista de Nova Déli. É preciso deixar os sapatos do lado de fora para visitar o local.
ENDEREÇO: Netaji Subhash Marg.
Qutb Minar
Esta torre de 73 metros de altura foi construída em 1193 para comemorar a vitória mulçumana sobre o império hindu. Embora não seja permitido subir na torre, a construção de pedra vermelha e mármore, declarada patrimônio mundial pela Unesco, vale a visita pela beleza e importância histórica.
ENDEREÇO: Aurobindo Marg.
Portão da Índia
Localizado no centro de uma praça, foi construído em homenagem aos soldados mortos na Primeira Guerra Mundial e nas Guerras Afegãs de 1919. São 85 mil nomes gravados nas paredes do monumento.
ENDEREÇO: Rajpath.
Forte Vermelho
A obra do imperador Shah Jahan foi finalizada em 1648 e possui dois quilômetros de muralhas de pedras vermelhas com até 30 metros de altura, projetados para abrigar a futura capital do reino, que até então ficava em Agra.
ENDEREÇO: Chandni Chowk.
Templo de Akshardham
Este complexo mistura religião e atrações típicas de parques de diversões. A construção foi inspirada em diferentes tipos de arquitetura indiana e é feita de pedra e mármore branco, além de mais de 20 mil imagens religiosas. Entre as atrações estão passeio de barco, cinema e show noturno de luzes e música.
ENDEREÇO: National Highway 24.
Nenhum comentário:
Postar um comentário