Entenda porque a dose fracionada não está dentro das normas de certificação internacional. Saiba como tomar a vacina e pedir seu certificado!
Devido ao crescente número de casos de febre amarela em São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia, o Ministério da Saúde decidiu adotar como medida preventiva, a partir do dia 25 de janeiro, o fracionamento da vacina contra a febre amarela, com o objetivo de imunizar mais pessoas, o mais rápido possível, para que o surto seja amenizado.
Quais vacinas você deve tomar antes de viajar? Clique e confira!
A dose fracionada equivale a 0,1ml do soro com o vírus atenuado, enquanto a dosagem recomendada pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e exigida pela Anvisa para certificação internacional é de 0,5ml. A imunização com a dose fracionada, segundo a Anvisa, vale por 8 anos, e a vacina padrão, segundo estudos publicados em 2013 pela OMS, garante imunidade por toda a vida.
Dicas para viajantes:
Como pedir a dose padrão de vacinação?
Se você vai viajar para países que exigem a vacinação contra a febre amarela (você pode conferir quais países exigem a vacinação na página "Saúde do Viajante" da Anvisa), você deve estar imunizado com a dose padrão da vacina e não com a dose fracionada. Para poder receber a dose padrão, você deve apresentar algum comprovante da viagem (idealmente o comprovante de passagem aérea) no posto de vacinação.
Qual é o período de imunização após a vacina?
Se a sua viagem internacional já está marcada e você ainda não é vacinado contra a febre amarela, faça quanto antes! Saiba que o período de imunização é de 10 dias após a vacinação.
Como solicitar o Certificado de Vacinação Internacional?
Se você já se vacinou, guarde o certificado de vacinação e busque por um Centro de Orientação ao Viajante da Anvisa próximo a você. Para agilizar o seu atendimento, entre no site da Anvisa e realize o seu pré-cadastro. Quando o pré-cadastro estiver pronto, basta levar seu comprovante de vacinação e seu documento de identidade no Centro de Orientação ao Viajante da Anvisa escolhido e emitir o seu certificado!
Em alguns postos, é possível fazer a vacinação e o certificado no mesmo lugar. Basta conferir o item "gestão" na lista de Centros de Orientação ao Viajante da Anvisa: os centros de gestão privada (identificados como PRIVADO ou SMS) emitem o certificado para viajantes vacinados no próprio serviço, e os Centros da ANVISA apenas emitem o certificado e não realizam vacinação.
É necessário refazer o certificado internacional tirado antes de 2016?
Desde 11 de julho de 2016 a vacina contra a febre amarela é válida para a vida toda, até mesmo para quem se vacinou antes desta data. Se você tem o Certificado Internacional de Vacinação antigo, aquele amarelo, não é necessário refazê-lo. A OMS o considera válido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário