Sempre que possível evito despachar bagagem no avião. Claro que em determinadas viagens fica impossível levar só a mala de mão, mas quando consigo, coloco tudo dentro dessa pequeninha ai da foto e vou ser feliz. Enfim, seguem algumas dicas que uso quando preciso fazer as malas.
1 – Escolha da mala – Procure uma que você tenha certeza que as medidas estarão dentro dos padrões estabelecidos, pesquise, não acredite somente no vendedor. Eu particularmente, prefiro as rígidas com zíper e rodinhas. Assim não corro o risco de amassar o conteúdo e é bem mais prático para carregar.
2 – Nécessaire – Normalmente ocupa um espaço considerável, então é uma das primeiras coisas que separo. Calculo a quantidade que vou precisar de shampoo, condicionador e cremes e coloco em potinhos menores. Sabe aqueles sachês de amostras grátis? São ótimos para viagens rápidas, como um fim de semana.
4 – Roupas – Escolha peças básicas e que combinem entre si. Ex: 4 blusas/camisetas + 1 camisa + 2 shorts/bermudas + 1 calça = mais de 20 combinações diferentes. Parece dica de blogueira de moda, mas funciona: aposte nos acessórios! Colares, brincos, lenços, bonés e pulseiras podem mudar totalmente o visual. Até o penteado do cabelo e a maquiagem fazem diferença. Tá na dúvida se combina ou não? Teste as combinações, vista as peças e veja como se sente. Pra garantir, vai tirando fotos com cada look, assim você vai ter certeza que está bonito e como ficará nas fotos oficiais da viagem.
5 – Organização – Aqui cada um desenvolve uma lógica própria. Já testei vários tutoriais daqueles de como ganhar espaço, dobrando blusa dentro da calça ou coisa parecida. Depende muito do tipo e do material das peças. Calças jeans pra mim funcionam melhor dobradas em cima de tudo do que em rolinhos, que são perfeitos para blusinhas de tecido mole por exemplo. Meias, cuecas, calcinhas ficam perfeitos dentro dos calçados, inclusive naquele “vãozinho” minúsculo entre um pé e outro da sapatilha.
Esse roteirinho sempre me ajuda a organizar as ideias do que levar e não acabar voltando com metade da mala sem usar, ou tendo que comprar de última hora porque não trouxe alguma coisa.
Ahhhh, quase ia me esquecendo. Melhor remédio contra o esquecimento? Antecedência e planejamento. Não deixe para a última hora, vá separando as peças que quer levar e faça uma lista completa. Costumo fazer a lista separando por setores: nécessaire, eletrônicos, documentos, roupas, etc.
Fazer mala ‘funcional’ é um arte sempre em aperfeiçoamento e que exige muito treino até achar o melhor jeito pra você. Ótima desculpa para viajar mais, não? Até porque o importante é trazer de volta recordações e momentos especiais, sem se preocupar se você repetiu a blusa em mais de uma foto.
E você tem mais alguma dica pra me passar? Comenta aí, quem sabe na próxima viagem já coloco em prática.
Nenhum comentário:
Postar um comentário